Lista de Produtos Unio

Atualizado em 18.11.2024

As consultorias e serviços disponíveis na plataforma Unio possuem temáticas variadas, e a entrega da contratação é pré-definida pelo Sebrae RS de acordo com o produto.

SubcategoriaCategoriaEntregasDesconto PFDesconto PJ/PR
Adequação à LGPDProcessosRelatório técnico contendo tarefas executadas, sistemas parametrizados, resultados obtidos e orientações para que a empresa se mantenha em conformidade com a LGPD. Política de Privacidade de Uso de Dados Pessoais, tanto interna quanto externa.NãoSim
Adequação Para Certificação Origem SustentávelProcessosRelatório do diagnóstico com o plano de ação e cronograma do desenvolvimento das ações; Relatório técnico final, contendo bases e premissas utilizadas, tarefas executadas e resultados obtidos. NãoSim
Análise de InvestimentosFinançasAnálise de investimento.NãoSim
Análise de Ponto ComercialMercadoRelatório de análise dos pontos comerciais conforme avaliações realizadas. Contempla auxílio na procura dos pontos comerciais adequados para o negócio, levando em consideração a análise de dados como: fluxo de pessoas que circulam na região; concorrência; perfil demográfico e econômico das pessoas, entre outros. Nesta consultoria, o consultor irá visitar no mínimo 3 pontos comerciais previamente analisados e definidos pelo cliente e consultor.NãoSim
Aperfeiçoamento e Desenvolvimento de ProdutosProcessosRelatório contendo: Pesquisa e estudo de normas técnicas; Definição de requisitos técnicos e normativos; proposta de desenvolvimento incluindo informações acerca da realização de testes para aprovação da empresa e realização de ajuste, definição de equipamentos e insumos necessários, memorial descritivo, incluindo formulação e/ou lista técnica de materiais, desenhos técnicos, modelos, moldes, protótipos, especificações de componentes, orientações para compra, listas de fornecedores, análise de viabilidade etc., conforme o tipo de produto desenvolvido.NãoSim
Apoio na Produção de FrutasAgronegóciosPlano de nutrição, de irrigação, de aquisição de mudas e lista de tarefas. Plano de manejo de solo, lista de tarefas e apontamentos com orientações técnicas particularizadas para as culturas. Orientações do manejo das culturas, do solo, da irrigação, do controle de pragas e doenças e os processos da colheita e plano de ação para cada uma das temáticas.NãoSim
Avaliação de Carcaças In Vivo Por UltrassonografiaAgronegóciosResultados individuais de cada animal/grupo de contemporâneos/fazenda, incluindo as planilhas com os resultados dos dados coletados para o produtor e os programas de melhoramento genético dos quais os animais fazem parte. Estas informações apoiam a tomada de decisão nos programas de melhoramento genético do rebanho, na seleção e do descarte dos animais para formarem a próxima geração. Seleção de animais para abate dos quais são levadas em consideração as medidas de acabamento para bonificação em programas de qualidade de carne.NãoSim
APPCC - Análise de Perigos e Pontos Críticos de ControleProcessosPlano APPCC completo com os itens obrigatórios descritos (identificação e organograma da empresa, identificação da equipe APPCC, fluxograma do produto, análise completa de perigos, determinação dos PCCs, documentos de registros, etc.).NãoSim
Avaliação de LojaMercadoRelatório de Avaliação da Estrutura Física e plano de melhorias conforme avaliações realizadas. Estrutura Física contempla Visibilidade do estabelecimento; Localização do estabelecimento; Facilidade de estacionamento; Fluxo de pessoas em frente ao estabelecimento; Fachada; Calçada e paisagismo; Comunicação visual externa; Fluxo de pessoas no estabelecimento; Pintura interna; Teto; Iluminação geral do estabelecimento; Layout – arrumação e apresentação do produto/serviço; Ambientação do estabelecimento; Sinalização interna; Expositores, mobiliário e equipamentos; Gestão da vitrine e Visual Merchandising e elaboração do relatório da avaliação. Esta entrega exige pelo menos uma visita presencial do consultor.NãoSim
Avaliação do Shelflife de AlimentosProcessosRelatório Final com o Estudo de Vida de Prateleira do(s) produto(s) correlacionando os resultados físico-químicos, microbiológicos e sensoriais e com orientações sobre os pontos de atenção no processo de produção, críticos para melhorar ou manter a vida de prateleira. *os custos de envio de amostra são de responsabilidade do cliente.NãoSim
Avaliações Genômicas de RebanhosAgronegóciosAcesso aos resultados de cada animal, incluindo as provas gráficas para divulgação de provas de touros, certificados com os resultados genômicos, marcadores genéticos das proteínas do Leite como Beta caseína e Kappa caseína. Informações para apoiar a tomada de decisão no manejo genético do rebanho, seleção e descater das fêmeas genotipadas e acasalamento. Resultados entregues de: Testagem para BVD - Diarreia Bovina Viral e acesso ao programa de acasalamento genômico.NãoSim
Boas Práticas de Fabricação Para Segurança dos Alimentos.ProcessosManual de Boas Práticas e seus anexos obrigatórios, conforme legislação aplicável a cada tipo de atividade (POPs/PPHOs, registros, controles e etc).NãoSim
Boas Práticas de Manejo, Saúde e Bem-Estar Para OvinosAgronegóciosElaboração do calendário de atividades, contemplando todas as atividades inerentes ao manejo sanitário, como: controle de doenças infecciosas; controle de doenças parasitárias; controle de doenças nutricionais; controle de doenças tóxicas; Estabelecer os indicadores para monitoramento da saúde do rebanho.NãoSim
Boas Práticas Para Cultivo de UvasAgronegóciosElaboração Checklist (Boas Práticas Agrícolas). Realizar a devolutiva após com o cliente. Elaboração do Plano de Ação (Boas Práticas Agrícolas) considerando as características da propriedade. Lista com as orientações e recomendações técnicas para implementações do plano. Avaliar e acompanhar as ações planejadas para melhorias no tema.NãoSim
Boas Práticas de Serviço Para Segurança dos AlimentosProcessosManual de Boas Práticas e seus anexos obrigatórios, conforme legislação aplicável a cada tipo de atividade (POPs/PPHOs, registros, controles e etc).NãoSim
BrandingDesignManual ou BrandBook para suportar a Gestão de Marca, contendo: auditoria da marca, análise do naming, pesquisa de percepção, jornada da marca, determinação do posicionamento da marca, arquitetura de marcas e definição do comportamento da marca; e plano de implantação da gestão da marca para o mínimo de 2 anos. NãoSim
Cliente Oculto - Avaliação do AtendimentoMarketing e VendasAvalie a experiência oferecida ao cliente pelo seu negócio a partir do olhar de um especialista e identifique oportunidades de melhoria no seu serviço. NãoSim
Coaching ExecutivoPessoasO coaching é um processo de desenvolvimento das competências seguintes competências: resiliência, comunicação, negociação, gestão de tempo, gestão de conflitos e controle emocional. Tende a apresentar benefícios para a liderança, como redução do nível de estresse, melhora no relacionamento, aumento da capacidade de gerenciar o tempo, negociações mais eficazes, melhora na gestão da equipe e maior facilidade em resolver conflitos e que, impacta diretamente na organização em que atua ocasionando melhor desempenho nos negócios, aumento de produtividade, equipes mais motivadas, maior retenção de talentos, ambiente de trabalho mais saudável e comunicação mais clara. NãoSim
Comportamento do Consumidor e Marketing de RelacionamentoMarketing e VendasSistemática de acompanhamento do comportamento do consumidor, processo estruturado de gestão do relacionamento com os clientes e relatório de devolutiva do cliente oculto. NãoSim
Controles Financeiros EssenciaisFinançasControles financeiros essenciais: informações de pagamentos e recebimentos, vendas, compras, custos fixos, custos variáveis e plano de contas. NãoSim
Criação de Marca - Nome e LogotipoDesignManual de Uso da Marca e arquivo vetorial e imagem da marca desenvolvida. NãoSim
Criação de RótulosDesignArquivo vetorial e imagem e Especificações técnicas para produção (processos, materiais e acabamentos) dos Rótulos desenvolvidos. NãoSim
Criação de WebsiteDesignWebsite desenvolvido, publicado e em funcionamento; Tutorial com passo a passo para operação do website pelo cliente, contendo as estratégias adotadas para: escolha da arquitetura de informações, programação visual, integrações realizadas, técnicas para SEO e busca orgânica, manual de implantação do sistema, fornecimento de senhas, gestão de conteúdos e fotos, geração de relatórios para monitoramento, entre outras informações importantes para gestão do cliente; Termo de cessão de direitos autorais para a empresa demandante; Relatório Final com os aspectos técnicos do website desenvolvido (oportunidades de melhoria, plano contendo ações que foram executadas, recomendações e conclusões); códigos-fonte desenvolvidos e scripts ou estrutura de base de dados; e evidências do website em funcionamento (inclusive com o link). NãoSim
Customização de Loja VirtualMarketing e VendasLoja virtual customizada em plataforma online (ex.: NuvemShop, Wix, ou outra de escolha comum entre cliente e consultor) com a identidade visual do cliente, orientar configurações gerais, auxiliar na construção de política de comercialização, cadastrar de até 10 produtos, testar operação de compra e passar orientações gerais ao cliente. NãoSim
Custos e Formação de PreçoFinançasSistema de precificação de produtos ou serviços. NãoSim
Descrição de CargosPessoasDescrição dos cargos da empresa. NãoSim
Desenvolvimento de LiderançasPessoasPlano de desenvolvimento de lideranças, contendo matriz de desenvolvimento das mesmas. NãoSim
Desenvolvimento de Produto AlimentícioProcessosAcompanhamento de produção de lote piloto, cálculo de capacidade e definição de lote mínimo, relatório com descritivo do produto desenvolvido contemplando: ingredientes, insumos, balanço de massa, fluxograma, descrição das etapas e equipamentos, avaliação da estabilidade, rotulagem nutricional e geral, parâmetros técnicos de processo definidos (sejam sensoriais, físico-químicos ou microbiológicos, conforme relevância para o produto e viabilidade para o cliente), orientações para atendimento de normas técnicas, quando aplicável, relatório de projeção de custos e Investimentos, para que se possa avaliar a viabilidade de produção em escala, ficha/lista técnica do produto. * o orçamento deve informar o n° de produtos que serão desenvolvidos e n° máximo de ajustes que o cliente poderá solicitar por projeto. NãoSim
Design de AmbientesDesignProjeto com memorial descritivo e desenhos técnicos com especificações de materiais/mobiliário em escala adequada e devidamente cotados. Desenhos técnicos compreendem: plantas-baixa em escala adequada, elevações, vistas, cortes, piso, luminotécnico, layout, detalhamento de materiais, maquete eletrônica. NãoSim
Design de EmbalagemDesignProjeto com especificação, dimensionamento e detalhamento técnico da embalagem criada (formato, fontes, cores, materiais, gramaturas...); Simulação de aplicação (recursos 3D e/ou mockup photoshop); Especificações técnicas para produção: Processos, materiais e acabamentos. NãoSim
Design de ModaDesignPainel Inspiracional; Moodboard; Cartela de Cores; Cartela de materiais e texturas; Storyboard da coleção; Fichas técnicas contendo desenhos e detalhamento técnico com quantidades definidas pelo nível de complexidade. NãoSim
Design de ProdutoDesignDesenho ou prova de conceito do produto proposto evidenciado por desenhos técnicos (vistas ortogonais e perspectivas isométrica, imagens 3D, vistas e cortes do projeto), detalhamento de seu desenvolvimento, incluindo memorial descritivo e de cálculo. Especificações técnicas para produção (processos, materiais e acabamento). NãoSim
Design de ServiçoDesignRelatório com resultados de Pesquisa, Entrevistas e Observação, Estudos de Persona(s), touchPoints, necessidades do cliente, Mapa de empatia, Jornada do Usuário, Blue Print, Identificação de Critérios Norteadores, Proposta de Valor, Propostas para Soluções e oportunidade de melhoria, protótipo ou MVP do serviço criado. NãoSim
Design GráficoDesignArquivo vetorial e em imagem e Especificações técnicas para produção (processos, materiais e acabamento) dos materiais desenvolvidos, que podem ser: ( ) Papelaria (papel timbrado, pasta, envelope, cartão...) ( ) Adesivo para frota ( ) Uniformes ( ) Folhetos ( ) Folder institucional ( ) Catálogo ( ) Cardápio ( ) Card de publicação ( ) Template de publicação ( ) Card para WhatsApp ou e-mail marketing ( ) Banner digital ( ) E-flyer ( ) Outros NãoSim
Eficiência EnergéticaSustentabilidadeDiagnóstico da empresa e das instalações elétricas, a partir de medições in loco na instalação da empresa, inspeção de todos os equipamentos em cada um dos sistemas organizadas por ambiente e quadro de distribuição, medições das tensões e correntes dos quadros de distribuição da instalação analisada, identificação das áreas e sistemas de uso significativo de energia, com base no uso e consumo de energia. Elaboração do Projeto Elétrico e Diagrama Unifilar, definição dos registros mínimos por Sistema, descrição dos pontos de melhoria para cada sistema analisado, realização de revisão energética inicial, medição do desempenho energético utilizando linhas de base energética, definição de Indicadores de desempenho energético apropriados para monitoramento e medição do desempenho energético. Definição de Boas práticas com as oportunidades de economia de energia, identificar fontes alternativas de energia aplicáveis a empresa, dimensionamento do tempo de recuperação do investimento (payback) nas melhorias listadas, mostrar a economia prevista (%, kWh e R$) com a implementação das soluções propostas. NãoSim
Elaboração de CardápioProcessosRelatório com descritivo das preparações propostas no desenvolvimento; Ficha técnica completa das preparações (ingredientes, insumos, quantidades, modo de preparo, utensílios necessários e custo). *o orçamento deve informar o n° de preparações que farão parte do novo cardápio e n° máximo de ajustes/alterações que o cliente poderá solicitar por projeto. NãoSim
Estandes e QuiosquesDesignProjeto com memorial descritivo e desenhos técnicos com especificações de materiais/mobiliário em escala adequada e devidamente cotados. Desenhos técnicos compreendem: plantas-baixa em escala adequada, elevações, vistas, cortes, piso, luminotécnico, layout, detalhamento de materiais, maquete eletrônica. NãoSim
Estratégias de ComunicaçãoMarketing e VendasPlano de comunicação contendo os objetivos da comunicação, mix de comunicação, orçamento, plano de mídia e indicadores de resultado. NãoSim
Estratégias ESGSustentabilidadeRealizar a identificação dos aspectos ambientais, sociais e de governança que protegem e agregam valor ao seu negócio. O especialista orientará a priorização e implantação de ações e integração das práticas de sustentabilidade à estratégia e gestão da sua empresa.NãoSim
Estruturação da Área ComercialMarketing e VendasEstrutura da área comercial, contendo a matriz produto x mercado, indicadores e metas para vendedores/produtos/serviços/região e plano de ação para adequação da área. Relatório de devolutiva do cliente oculto. NãoSim
Estudo de Impacto de Vizinhança - EIVSustentabilidadeLevantamento de dados, documentos, reconhecimento da vizinhança e fotografias. Relatório de Impacto de Vizinhança em via física e digital, contendo os responsáveis pela prestação do serviço, apresentando as etapas de desenvolvimento dos trabalhos, contendo registro fotográfico, o protocolo de requerimento preenchido e assinado pelo técnico responsável e pelo proprietário do imóvel, o croqui da propriedade, ART e orientações para o cliente, caso o sistema indique pendências. NãoSim
Fichas Técnicas de Produtos AlimentíciosProcessosFicha técnica completa das preparações (ingredientes, insumos, quantidades, modo de preparo, utensílios necessários e custo). NãoSim
Genótipos Para Rebanhos Bovinos em Programa de Avaliação GenéticaAgronegóciosSerá entregue à Associação de raça ou programa responsável pela avaliação genética dos animais do cliente: os arquivos de genótipos (Final Report + mapa de marcadores) com adicionais (AddOns) para coloração de pelagem (CC) e caráter mocho (HP) para cada um dos animais avaliados, utilizando plataforma Illumina de marcadores moleculares do tipo SNP. Ao cliente contratante será comunicado a entrega de seus genótipos ao programa de melhoramento genético responsável. O programa de avaliação genética, ao qual o cliente participa, produzirá as DEPs utilizando os genótipos como fonte de informação.NãoSim
Georreferenciamento de Empreendimento RuralAgronegóciosO proprietário recebe ao final do trabalho, as seguintes peças técnicas em meio físico e digital: - Matrícula do imóvel rural georreferenciada e atualizada - Planta Topográfica certificada pelo SIGEF/INCRA - Memorial Descritivo certificado pelo SIGEF/INCRA - CCIR atualizado - NIRF/ITR atualizado - ART - Anotação de Responsabilidade Técnica dos Serviços (emitida pelo CREARS) - Todos os arquivos utilizados na elaboração dos trabalhos - mapas, plantas, termo de confrontação, em PDF, Word e Excel. NãoSim
Gestão de Compras e EstoquesFinançasProcesso de compras e estoques e indicadores. NãoSim
Gestão de EquipesPessoasSistemática para gestão de equipes, contendo mapa de experiência da equipe, matriz de análise de conflitos o plano de ação com foco em ações que apoiem a construção de equipes de alto desempenho. NãoSim
Gestão de Rotinas e OrganizaçãoEstratégiaMétodo e conjunto de ferramentas para gestão de rotinas e organização, contendo plano de ação para implantação da gestão de rotinas. NãoSim
Gestão do DesempenhoPessoasPolítica de gestão do desempenho, contendo descrição de competências, contrato de resultados, plano de desenvolvimento individual e plano de ação para implementação da avaliação e gestão do desempenho. NãoSim
Gestão do Fluxo de Caixa e Capital de GiroFinançasFluxo de caixa otimizado e necessidade de capital de giro. NãoSim
Gestão Estratégica de PessoasPessoasEstratégia de gestão de pessoas contendo análise estratégica, organograma, manual do colaborador, principais políticas com diretrizes e plano de ação para implementação. NãoSim
Growth HackingInovaçãoDefinição e aplicação de testes/experimentos, análise dos resultados, implementação da estratégia de crescimento e indicadores e metas a serem acompanhados. NãoSim
Identificar e Definir Custos IndustriaisProcessosOrientações sobre os tipos de custos industriais e auxílio no levantamento dos custos; orientação para implantação de método de cálculo de custo de produto e método de custeio, relatório com orientações para redução de custos; elaboração de planilhas e documentos necessários para implantar gestão de custos industriais. NãoSim
Implantação de NormasProcessosRelatório com diagnóstico inicial; plano de ação para adequação à norma; elaboração dos procedimentos padronizados e documentação necessárias para atendimento aos requisitos da norma; orientações relativas à implantação da documentação elaborada e geração e controle de registros; orientações para tratamento de não conformidades; realização de auditoria interna com entrega de relatório de auditoria; plano de ação para manutenção do sistema de gestão. NãoSim
Implantação de Novos VinhedosAgronegóciosMontar o Plano preliminar de Implantação de Novos Vinhedos ou Reconversão com todas as orientações para ser entregue ao produtor rural, após sua validação em conjunto. Validação do plano definitivo com orientações de implementação. Interpretar a análise de solos e propor recomendações de adubação de correção e calagem com foco no plantio. Recomendações de preparo do solo, cuidados e preparo de mudas para o plantio (quando for mudas de raiz nua, adquiridas de terceiros); -Orientações técnicas de enxertia (quando fizer reconversão por sobre enxertia ou plantio de porta-enxertos).NãoSim
Implementação de Venda em MarketplaceMarketing e VendasRelatório com plano operacional do negócio envolvendo o estoque, processo e logística de venda online; Cadastro de até 5 produtos no marketplace; Planejamento de campanhas e Definição de KPIs (sugestões: ROI / Faturamento / Volume de Venda / Ticket médio / Margem líquida); Reuniões de monitoramento e plano de readequação (sugestão: 30, 60 e 90 dias).NãoSim
Implementar 5SProcessosOrientar e auxiliar na implantação de Programa de 5Ss na empresa; plano de ação para implantar o Programa; realização de diagnóstico inicial da empresa; elaboração do plano de implantação, elaboração dos documentos necessários para implantação do Programa de 5S (padrões, check list de auditoria, planilhas de registro, etc.). NãoSim
Indicadores de Desempenho Econômico-FinanceirosFinançasConjunto de indicadores de desempenho econômico-financeiros, contendo lucratividade, rentabilidade, margem de contribuição e ponto de equilíbrio. NãoSim
Inventário de Gases de Efeito EstufaSustentabilidadeDocumento de Inventário de Emissões e Remoções de GEE, contendo: limites organizacionais, limites operacionais (escopos), metodologia de cálculo (como GHG Protocol) e fatores de emissões, dados coletados das emissões e remoções de GEE, seleção de ano-base e, cálculo de emissões e remoções de GEE. Plano de Melhorias analisando os processos da empresa para reduzir as emissões. NãoSim
ISO 9001CertificaçõesRealização da Auditoria Externa de Certificação da ISO 9001 para verificar os processos e assegurar que a empresa tem um Sistema de Gestão da Qualidade implementado e eficiente, conforme requisitos da norma. Se aprovada, a empresa receberá o certificado e poderá utilizar o selo emitido pela Organização Internacional de Normatização. NãoSim
Layout ProdutivoProcessosRelatório avaliação do fluxo atual e proposta de fluxogramas de produção otimizados, planta baixa proposta com dimensões dos postos de trabalho, equipamentos e áreas; orientações e auxílio na implantação da proposta do novo layout e fluxos. NãoSim
Layout Sanitário Para Alimentos e BebidasProcessosOrganização do processo produtivo de forma a minimizar as possibilidades de contaminação cruzada; otimização de fluxo; atendimento dos requisitos sanitários para estrutura física. Entregas: fluxograma, planta baixa com proposta de novo layout, com dimensões dos postos de trabalho. NãoSim
Lean ManufacturingProcessosAvaliação do processo produtivo, mapeando fluxos e identificando os desperdícios. Após avaliação, receba orientação para intervenção no processo produtivo, a partir da implementação de ferramentas Lean que melhor atendam os objetivos da empresa, tendo em vista a redução de desperdícios. NãoSim
Licenciamento AmbientalSustentabilidadeDiagnóstico da empresa, contendo: resultados do diagnóstico; situação verificada na empresa (com registros fotográficos, caso necessário); descrição dos processos produtivos; soluções propostas (com plano de ação/ adequação e cronograma), indicação das licenças necessárias e estudo ambiental, assinado pela empresa demandante. Elaboração de documentos necessários para solicitação de licença ambiental no órgão competente. Quando necessário, projetos técnicos que compõem a documentação exigida pelo órgão ambiental, incluindo, plantas arquitetônicas, estruturais, baixa, corte e fachada. NãoSim
Logística e Gestão de EstoquesProcessosAvaliar e revisar os controles de gestão de estoques de matérias primas, insumos, embalagens, etc, propondo melhorias no sistema de controle, nas rotinas de inventário, gestão das perdas, tratamento de desvios/perdas, baixa de estoque, fluxo de saída de material (saída almoxarifado) para as áreas demandantes, requisições, entregas, devoluções, cálculo de ressuprimento, etc. Todas as melhorias propostas e orientações devem contemplar o relatório entregue ao cliente. NãoSim
Manejo Sustentável na FruticulturaAgronegóciosPlano de prevenção e de manejo das principais pragas e doenças identificadas e lista de tarefas para eliminar os focos. Checklist contendo as principais recomendações de manejo de pragas e doenças. Orientações sobre a aplicação de produtos fitossanitários e uso de biológicos conforme a realidade da propriedade. Checklist contendo as tarefas para o controle de pragas e doenças com práticas preventivas, incluindo as práticas de cuidados pós-colheita para eliminar pragas e doenças.NãoSim
Mapeamento da Experiência do ClienteMarketing e VendasPlano de transformação da experiência do cliente, contendo a persona e a jornada da experiência do cliente. NãoSim
Mapeamento de ProcessosProcessosDesenho de macroprocesso, levantamento de todos os processos envolvidos, priorização dos processos que serão foco do escopo de consultoria, descrição de todas as etapas dos processos priorizados, com entrega de fluxograma, procedimentos padrões e instruções de trabalho. NãoSim
Melhoria de Processo Para Serviços de AlimentaçãoProcessosApoio de um consultor para reavaliar e otimizar os processos operacionais; identificar e tratar desperdícios, identificar oportunidades de redução de custos, otimizar o planejamento da produção; padronizar os processos de fabricação; Propor controles e indicadores de processo (custo, qualidade, produtividade) que possibilite o acompanhamento e análise dos processos existentes e potenciais tomadas de decisões.NãoSim
Modelagem de NegóciosEstratégiaFerramentas de modelagem construídas com o cliente na consultoria. NãoSim
Origem SustentávelCertificaçõesRelatório de auditoria com indicação e considerações sobre pontos de conformidade/não-conformidade previstos na certificação pretendida; Certificado de Aprovação no ORIGEM SUSTENTÁVEL DA CADEIA CALÇADISTA, nos casos em que não houver não Conformidades identificadas, emitido pelo próprio Portal do Programa. NãoSim
Pesquisa de MercadoMercadoRelatório de Pesquisa de Mercado Esta consultoria possibilita identificar novos mercados e oportunidades através da coleta de dados relevantes. A pesquisa poderá ser qualitativa ou quantitativa através da aplicação de questionários ou de entrevistas. Esta entrega exige pelo menos uma visita presencial do consultor. Observação: Devido a amplitude de possibilidades de enfoque da pesquisa, é importante a empresa informar a dimensão e objetivo da pesquisa para que o orçamento seja realizado de forma adequada.NãoSim
PGRProcessosElaboração do documento-base do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) atendendo a nova redação das NR01 e NR09. Todos os documentos e orientações devem estar em conformidade com o disposto nas NRs aplicáveis à atividade da empresa. É prevista a entrega do PGR, plano de ação e assinatura do profissional de segurança responsável pela elaboração, que deve ter formação em Segurança do Trabalho. O profissional deve auxiliar o empresário e orientar quanto à implantação, acompanhamento e avaliação do PGR. Os documentos elaborados devem atender a tabela de codificação do e-Social relacionada ao tema de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). NãoSim
Planejamento e Gestão de VendasMarketing e VendasPlanejamento e gestão de vendas, contendo o pipeline de vendas e as ferramentas para gestão da performance. NãoSim
Planejamento e Presença DigitalMarketing e VendasPlano de marketing digital contendo análise de mercado, persona, jornada do cliente, principais estratégias e indicadores de performance. Planilha com a estrutura da campanha organizada por Grupos; Anúncios; Plataforma; Palavras Chaves (opcional, quando houver campanha); Projeto Detalhado, métricas a serem implementadas (Analytics, monitoramento da estratégia digital, etc.) e documento com possíveis melhorias para as próximas campanhas (opcional). Pode ser contemplado a produção de conteúdo, desde que faça parte da proposta e seja validado com o cliente. Não é permitida a comercialização de serviços ou contratação de influenciadores.NãoSim
Planejamento em Pastagens Para OvinoculturaAgronegóciosPlano de ação com o planejamento das atividades anuais focando na alimentação e elaboração do planejamento alimentar de acordo com as categorias dos animas e finalidade baseada a pasto. Check list de recomendações para implementações manejos que possam ser realizados para aumentar a qualidade e disponibilidade de forragens (adubação, roçada, pastejo em faixas, pastejo horário) respeitando as características de cada forrageira utilizada de acordo com a categoria e objetivo da produção.NãoSim
Planejamento EmpresarialEstratégiaPlanejamento empresarial contendo Propósito, Missão, Visão de Futuro e Valores, análise de ambiente, posicionamento estratégico, objetivos, metas, indicadores e responsáveis e planos de ação, com sistemática de acompanhamento. NãoSim
Planejamento FinanceiroFinançasPlanejamento financeiro empresarial construído, contendo demonstrativo de resultados atual do negócio e cenários analisados.NãoSim
Planejamento Para Venda em MarketplaceMarketing e VendasDiagnóstico da situação atual; Pesquisa de mercado sobre comportamento do consumidor; Relatório contendo a definição da estratégia digital do negócio com foco nas vendas dos produtos em marketplace, a descrição dos produtos com maior potencial de comercialização por Marketplace e qual(is) marketplace(s) mais adequado(s) e seus requisitos mínimos, considerando os objetivos do cliente e o seu aceite; Relatório contendo recomendação de melhorias da presença digital da empresa; planejamento de orçamento e recomendação de investimento em marketing digital (Anúncio em marketplace, app, google, redes sociais); orientação sobre as melhores práticas sobre descrição de produtos e textos para redes sociais; orientações sobre fotografia de produtos para venda em marketplace e sobre vídeos para divulgação nas redes sociais. NãoSim
Planejamento TributárioFinançasPlanejamento tributário, mapa fiscal com base no último ano e no crescimento projetado para o próximo e análise de risco. NãoSim
Planejamento, Programação e Controle da ProduçãoProcessosRevisão dos métodos utilizados para planejamento e programação, elaboração de estratégia para planejamento com base em demanda, análise da gestão de demanda, da capacidade produtiva e de estoques; orientação para elaboração e/ou revisão das listas técnrcas de materiais, documento padrão com descritivo com os processos estabelecidos para planejamento, controle e produção, detalhando forma de coleta de dados, apontamentos e indicadores definidos; elaboração do Plano Mestre de Produção. NãoSim
Plano de Controle AmbientalSustentabilidadePCA contendo identificação da empresa, apresentar a Empresa Consultora e Equipe Técnica responsável pela elaboração do PCA; Caracterização do Empreendimento (Informações gerais, projetos, dados técnicos, etc.); Diagnóstico Ambiental (Características gerais do local do empreendimento e Recursos ambientais existentes); Prognóstico Ambiental (Identificar nas fases, etapas e ações do empreendimento - causas - e aquilo que possa causar impacto ambiental - efeito); Medidas Mitigadoras e de Controle (Relacionar as ações que serão adotadas para evitar, minimizar ou compensar os impactos anteriormente relatados); Cronograma Físico de implantação do empreendimento (Especificar fases, etapas e prazos previstos para cada qual) e Conclusão com manifestação fundamentada do empreendedor/consultoria sobre a viabilidade do empreendimento, considerando a legislação vigente e o projeto em questão. incluir anexos Plantas, mapas, anotação de responsabilidade técnica, etc. e fornecer ART. NãoSim
Plano de Gestão de EfluentesSustentabilidadeEstruturação de uma Norma Interna de Gerenciamento de Efluentes; Análise dos efluentes líquidos (Análises microbiológicas, Análises de metais, Análises físico-químicas, Análises de compostos orgânicos); Elaboração do projeto de instalação predial de águas pluviais, se couber; Elaboração do projeto com memorial de cálculo de fossa séptica, se couber; Elaboração do projeto de uma Cabine de Pistolagem com cortina de água para neutralização do Permanganato de sódio, se couber; Elaboração do projeto do sistema de tratamento de efluentes, se couber; Orientação para auto monitoramento dos efluentes. NãoSim
Plano de Gestão de Resíduos SólidosSustentabilidadePlano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), que engloba: Descrição do empreendimento ou atividade; Obtenção, por meio de visita e entrevistas, de dados e o diagnóstico situacional do gerenciamento de resíduos sólidos da empresa; Definição dos responsáveis por cada etapa do gerenciamento de resíduos sólidos; Definição dos procedimentos operacionais relativos às etapas do gerenciamento de resíduos sólidos sob responsabilidade do gerador; Identificação das soluções consorciadas ou compartilhadas com outros geradores; Ações preventivas e corretivas a serem executadas em situações de gerenciamento incorreto ou acidentes; Metas e procedimentos relacionados à minimização da geração de resíduos sólidos, bem como sua reutilização e reciclagem; Medidas saneadoras dos passivos ambientais relacionados aos resíduos sólidos; Periodicidade de sua revisão. NãoSim
Plano de MarketingMarketing e VendasPlano de Marketing contendo análise de ambiente, público-alvo, posicionamento de mercado, política de marca, análise do mix mercadológico, plano de ação com estratégias, prazos, responsáveis, metas e indicadores. NãoSim
Plano de NegócioEstratégiaPlano de negócio contendo sumário executivo, análise de mercado, plano operacional, plano de marketing, plano financeiro, indicadores de viabilidade, análise de cenários e avaliação do plano. NãoSim
Práticas de InovaçãoEstratégiaPráticas de inovação implementadas, com criação de novas propostas de valor que atendam as necessidades dos clientes, com plano de ação para continuidade das práticas implementadas.NãoSim
Programa ABVTEXCertificaçõesRealização da Auditoria do Programa ABVTEX, feita por certificadoras autorizadas, em acordo com as regras estabelecidas no regulamento. Se aprovada, a empresa poderá utilizar o Selo Ouro, Prata ou Bronze, conforme classificação obtida na auditoria. NãoSim
Recrutamento e SeleçãoPessoasProcesso de atração e seleção de talentos, contendo descrições de cargos e o mapa da jornada da persona do candidatoNãoSim
Registro de MarcasDesignAnálise de documentação prévia: nome da marca, segmento da empresa, cópia do contrato social da empresa e logomarca em Jpeg. Levantamento de dados da empresa solicitante. Busca prévia no site do INPI por marca semelhante. Elaboração do cadastro da empresa no site do INPI e emissão do protocolo de pedido de registro e envio da mesma ao cliente. Finalização e envio do formulário do processo para o protocolo do INPI. Entrega, ao empresário, do protocolo registrado no INPI. O trabalho é realizado pelo prestador de serviços á distância, não havendo necessidade de encontro presencial com o cliente. O prestador de serviços realiza a busca de anterioridade de registro da marca e, caso não exista precedente, seguem o processo de solicitação de registro. Caso exista precedente, o cliente é comunicado e a consultoria é encerrada com execução parcial. O pagamento de qualquer taxa requerida pelo INPI para o protocolo do registro fica a cargo do empresário e não está incluído no valor cobrado pelo SEBRAE/RS junto ao cliente.NãoSim
Remuneração VariávelPessoasPolítica de remuneração variável construída na consultoria. NãoSim
Revisão do Planejamento EmpresarialEstratégiaPlanejamento empresarial revisado, contendo Propósito, Missão, Visão de Futuro e Valores, análise de ambiente, postura estratégica, objetivos, metas, indicadores, responsáveis e planos de ação. NãoSim
Rotulagem Geral e Nutricional de AlimentosProcessosMemorial descritivo de rotulagem geral e nutricional do produto, conforme legislação vigente, contemplando tabela nutricional, rotulagem nutricional frontal, orientações e especificações sobre a apresentação no rótulo de informações obrigatórias, alegações, entre outras aplicáveis ao produto, conforme legislação vigente. Pode contemplar desenvolvimento de ficha técnica de produtos. NãoSim
Segmentação, Mercado-Alvo e PosicionamentoMarketing e VendasMercado-alvo definido, segmentação e posicionamento de mercado. NãoSim
Sinalização de AmbientesDesignArquivo vetorial e em imagem e Especificações técnicas para produção (processos, materiais e acabamento) dos materiais desenvolvidos, que podem ser: ( ) Adesivos ( ) Display ( ) Tótem ( ) Placas de sinalização de espaços ( ) Outros NãoSim
Sistemas de Produção Para Pecuária de CorteAgronegóciosDiagnóstico detalhado, em formulário, da adequação sinérgica do sistema de produção de bovinos de corte, em relação aos aspectos tecnológicos envolvendo animais, alimentação, instalações, reprodução, bem-estar, ambiência, manejo e sanidade animal. Planejamento das atividades e ações atualizado e orientações dos próximos passos a serem implantados. Planejamento Nutricional e Forrageiro anual para os rebanhos. Calendário Sanitário revisado e orientações para melhorias no manejo sanitário. Diagnóstico do manejo reprodutivo do rebanho, identificando os pontos fortes e fracos do manejo adotado; Orientações para o manejo da reprodução indicado a empresa rural.NãoSim
Sistemas de Produção Para Pecuária de LeiteAgronegóciosDiagnóstico detalhado, em formulário, da adequação sinérgica do sistema de produção de bovinos de leite, em relação aos aspectos tecnológicos envolvendo animais, alimentação, instalações, reprodução, bem-estar, ambiência, manejo e sanidade animal. Planejamento das atividades e ações atualizado e orientações dos próximos passos a serem implantados. Planejamento Nutricional e Forrageiro anual para os rebanhos. Calendário Sanitário revisado e orientações para melhorias no manejo sanitário. Diagnóstico do manejo reprodutivo do rebanho, identificando os pontos fortes e fracos do manejo adotado; Orientações para o manejo da reprodução indicado a empresa rural.NãoSim
Tração e Escala de Negócio InovadorInovaçãoDiagnóstico que avalia quatro dimensões (modelo de negócios; produtos e operações; marketing e vendas; desenvolvimento organizacional) e proposta de plano de ação para cada dimensão; Definição de objetivos a serem atingidos durante o atendimento, as principais métricas a serem acompanhadas; Reuniões semanais de acompanhamento do desempenho do empreendimento, acompanhamento de métricas, oferecendo suporte intelectual aos participantes sempre com foco nas quatro dimensões diagnosticadas: Modelo de negócios, Produto e Operações, Marketing e Vendas, Desenvolvimento Organizacional; Ao final, nova aplicação de Diagnóstico para comparar evolução.NãoSim
Validação de Negócio InovadorInovaçãoDesenhar ou revisar modelo de negócio. Definir hipóteses a serem submetidas a clientes potenciais para validação ou refutação. Testar e avaliar protótipo com clientes potenciais. O protótipo em questão pode ser um protótipo funcional ou não funcional, desde que seja suficiente para testar hipóteses levantadas. Relatório contendo o modelo de negócio desenhado, o processo de validação junto aos clientes em potencial adotado (protótipos utilizados, insights obtidos no experimento, alterações necessárias no modelo de negócio). Criar discurso de venda (pitch) que possa ser apresentado a potencial cliente ou investidor, ou a possíveis parceiros de mercado para fazê-los se interessar pela ideia, produto ou serviço.NãoSim
Validação e Operação de Produtos e Serviços InovadoresInovaçãoDesenvolvimento de MVP de produtos ou serviços, seguidos de teste de validação junto aos clientes em potencial; Criação ou revisão do discurso de venda (pitch); Orientações envolvendo temas ligados aos cinco principais eixos de implementação de negócios: conhecimento empreendedor, desenvolvimento tecnológico, atração de capital, acesso a mercado e gestão estratégica.NãoSim
ValuationFinançasValor de mercado da empresa – Valuation. NãoSim
Gestão Ágil - OKRsEstratégiaMétodo e ferramentas para gestão ágil, contendo OKR Canvas construído.NãoSim
Governança para Pequenos NegóciosEstratégiaModelo de governança personalizado e plano de ação para implementação.NãoSim
Inteligência Artificial para Pequenos NegóciosEstratégiaMétodo e conjunto de ferramentas para a implementação de inteligência artificial, incluindo um plano de ação sugerido para a automação de tarefas, análise de dados e identificação de tendências de clientes.NãoSim
Transformação DigitalEstratégiaFramework com o processo de transformação digital, plano de ação com orientações para implementação e indicadores-chave de desempenho para acompanhar os resultados.NãoSim
Adequação do Produto no MercadoMarketing e VendasProcesso de construção de um produto adequado ao mercado, contendo uma proposta de valor clara e atrativa e a matriz de adequação produto x mercado.Não Sim
Estratégias Digitais na PráticaMarketing e VendasCalendário de postagens personalizado para redes sociais, blog e outras plataformas digitais, com estratégias de conteúdo para diferentes canais de comunicação. NãoSim
Marketing DigitalMarketing e VendasPlano de marketing digital contendo análise de mercado, persona, jornada do cliente, principais estratégias e indicadores de performance.Não Sim
Planejamento e Gestão de Vendas (CRM)Marketing e VendasMetodologia de CRM definida e implementada e funil de vendas estruturado e operacional.NãoSim
Acesso a Novos MercadosMercadoRoteiro de acesso à novos mercados.Não Sim
Análise de Potencial de MercadoMercadoRelatório de Análise de Potencial de Mercado.NãoSim
Gestão da Experiência do ClienteMercadoMétrica de experiência do cliente (NPS).NãoSim
Identificação e Análise de Oportunidades de MercadoMercadoMétodo para identificação e análise de oportunidades de mercado.NãoSim
Seleção de Mercados PrioritáriosMercadoMétodo estruturado para seleção e priorização de mercados.NãoSim
Sucessão FamiliarPessoasPlano de sucessão.NãoSim

São diversas opções diferentes para você!

Navegue pelas categorias abaixo e conheça os serviços e consultorias disponíveis:

Unio

Venha fazer parte da nossa rede!

Seja como cliente que precisa melhorar seu negócio, seja como prestador de serviços pronto para ajudar outras empresas, o empreendedor precisa estar na Unio.